Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1779
Italy 5113
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2392
France 7732
Spain 1055
Ireland 259
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

PASSO 1 – ACEDER AO REGISTO

O registo pode ser feito a partir da página principal do site Gripenet, em www.gripenet.pt: por cima da barra do menu principal encontrará, a vermelho, a opção Registar que o leva diretamente à caixa de registo onde poderá obter um nome de Utilizador e uma Palavra-Passe.

Clique aqui para aceder já ao registo.

PASSO 2 – PREENCHER O FORMULÁRIO DE REGISTO

O registo de um novo utilizador é bastante simples. A caixa de registo tem o seguinte aspeto:

  • Os campos são de preenchimento obrigatório.
  • Deve apontar o seu nome de utilizador e palavra-passe para mais tarde o recordar.
  • Quando preencher os campos deve clicar em Registar. Receberá uma notificação na sua caixa de email com um link para ativação da sua conta.
  • Antes de ativar a sua conta, leia atentamente os Termos de Consentimento descritos no corpo do email de ativação de conta.

PASSO 3 – PREENCHER O QUESTIONÁRIO DE PERFIL

Entre em "A minha Conta", utilizando o nome de Utilizador e a Palavra-Passe que escolheu quando se registou no passo 2. É automaticamente direccionado para a sua Área Pessoal. Na primeira vez que entrar, ser-lhe-á pedido que preencha o seu Perfil.

Esse questionário destina-se a fornecer informação ao sistema que, no fim da época de monitorização, permitirá à equipa Gripenet cruzar questões sobre a gripe consoante as características dos participantes, nomeadamente o impaCto da gripe em diferentes comportamentos diários.

PASSO 4 – PREENCHER O QUESTIONÁRIO SEMANAL (de sintomas)

Para que a sua participação seja útil deverá preencher o questionário de sintomas (se possível, todas as semanas), mesmo quando não apresenta sintomas. Esta informação é importante para sabermos como distribuir as percentagens por utilizadores doentes (com sintomas) e saudáveis (sem sintomas).

Entre na sua conta, utilizando o nome de Utilizador e a Palavra-Passe que escolheu quando se registou no passo 2. O menu de opções que vê no lado esquerdo do seu ecrã, mostra-lhe a ligação para o Questionário Semanal.

No caso de não apresentar sintomas, basta ir à área "Os meus resultados" e declarar que não tem sintomas, economizando tempo. Pode saber mais sobre esta acção no passo 5.

PASSO 5 – GERIR A SUA SESSÃO

Entre na sua conta, utilizando o nome de Utilizador e Palavra-Passe que escolheu no passo 2,.

Ao clicar na ligação Os meus resultados, pode acrescentar ou suprimir participantes, (p.ex., filhos, idosos a cargo, colegas de escola ou trabalho). Para cada um deles deverá preencher um Questionário de Perfil e, semanalmente, o de Sintomas.

Como mencionado no passo anterior, no caso de não ter(em) sintomas, não necessita preencher o Questionário Semanal, basta seleccionar o(s) utilizador(es), selecionar a opção 'Declarar Sem Sintomas', clicar em Gravar, e já está.

Após o preenchimento do Questionário Semanal de Sintomas, o Gripenet irá mostrar-lhe como interpretou as suas respostas e criar um histórico de estado de saúde, como pode verificar na imagem.

Recomendamos que termine a sua sessão antes de fechar a janela do seu explorador.


PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE AS PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COMO PARTICIPAR aqui.