Todos os anos, a 24 de março, é comemorado o Dia Mundial da Tuberculose (TB). Este dia visa sensibilizar a população para as condições de saúde, sociais e económicas desta doença e, simultaneamente, intensificar os esforços para acabar com esta epidemia. A data marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho ao seu diagnóstico e tratamento.
Em termos globais, a tuberculose é a doença infecciosa mais mortal. Todos os dias, mais de 4000 pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30.000 ficam doentes com esta doença evitável e curável. Porém, os esforços globais para combater a TB salvaram cerca de 58 milhões de vidas desde o ano 2000.
Para acelerar a erradicação desta doença, em 2018 teve lugar a primeira Reunião de Alto Nível da ONU, em que os Chefes de Estado se uniram e assumiram fortes compromissos para acabar com a TB.
Sob o tema 'Chegou a hora', o foco este ano é acelerar urgentemente a resposta à TB para salvar vidas e acabar com o sofrimento, com base nos compromissos de alto nível dos Chefes de Estado e conforme vinculados na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas.
Fonte: OMS (Noticia original)
18 de March de 2020 às 23:10