Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1877
Italy 5195
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2597
France 12202
Spain 1058
Ireland 262
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

Inquérito Serológico Nacional - COVID-19

Inquérito Serológico Nacional - COVID-19

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) e com vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde, já iniciou o trabalho de campo do Inquérito Serológico Nacional COVID-19. Serão convidadas a participar neste estudo pessoas que recorram a um laboratório ou hospital para realização de análises laboratoriais de rotina, durante as próximas três semanas.

 Qual é o objetivo deste estudo?

Caraterizar a imunidade contra o novo Coronavírus responsável pela doença COVID19 na população residente em Portugal e monitorizar a sua evolução ao longo do tempo. A imunidade é essencial na defesa do organismo contra as doenças, pelo que essa informação é muito importante para intervir no controlo da epidemia de COVID-19.

Em que consiste a minha participação no estudo?

  • Completar um breve questionário acerca de vários aspetos relacionados com a sua saúde;
  • Autorizar a colheita adicional de uma pequena quantidade de sangue que irá ser analisada no INSA.

Porque é importante eu participar?

A sua participação é importante porque contribui para o aprofundar do conhecimento sobre a doença COVID-19 na população residente em Portugal e sobre a sua imunidade.

Como são selecionados os participantes?

Serão convidadas a participar neste estudo pessoas que recorram a um laboratório ou hospital para realização de análises laboratoriais de rotina.

Que benefício terei em participar?

A sua participação ajudará a conhecer melhor a COVID-19 e, assim, a ajudar os responsáveis pela saúde pública a planear futuras intervenções para controlo da epidemia. Isto poderá beneficiá-lo a si, à sua família e a toda a população em geral. Adicionalmente, caso concorde, receberá o resultado da análise realizada no âmbito do estudo, assim que este esteja disponível.

Existem riscos associados à minha participação?

A colheita de uma amostra de sangue poderá ser desconfortável e com riscos inerentes ao procedimento em si. No entanto, a pequena quantidade de sangue necessária para efeitos deste estudo será obtida na mesma colheita das análises de rotina que irá realizar e será efetuada por um profissional de saúde experiente e qualificado. Por isso, os riscos associados à participação no estudo são mínimos ou inexistentes.

Terei algum custo com a minha participação neste estudo?

A participação no estudo não envolve qualquer encargo ou despesa para os participantes, com exceção do tempo necessário ao preenchimento do questionário.

Quem terá acesso à minha informação?

A informação e as amostras colhidas serão codificadas e apenas investigadores devidamente autorizados terão acesso à informação e às amostras deste estudo, sendo esse acesso sujeito à supervisão e aprovação prévia do responsável do Inquérito Serológico Nacional COVID-19.

O acesso a dados clínicos e laboratoriais pelos investigadores foi sujeito a parecer favorável prévio da Comissão de Ética para a Saúde do INSA e do Encarregado de Proteção de Dados do INSA. A identificação dos participantes nunca será tornada pública e será sempre salvaguardada a sua privacidade e anonimato. Os dados e materiais serão armazenados nas instalações do INSA com a máxima segurança.

Quais são os meus direitos se participar?

A sua participação neste estudo é inteiramente voluntária. Pode recusar colaborar neste estudo ou desistir em qualquer altura, sem ter que apresentar qualquer justificação para isso e sem qualquer consequência. Caso resolva desistir, as informações recolhidas e as suas amostras serão imediatamente destruídas. Como já referido, caso deseje, terá direito a receber o resultado da análise realizada no âmbito deste estudo.

Quem desenvolve o estudo?

Este estudo é desenvolvido pelo INSA em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos e com vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: INSA (Noticia original

27 de May de 2020 às 16:24