Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 2391
Italy 0
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2722
France 7008
Spain 0
Ireland 0
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho comemora-se a 28 de abril. Para assinalar a data, o Instituto Ricardo Jorge, através da sua área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, promove nesse dia, no seu auditório em Lisboa, uma sessão pública dedicada ao centenário da Inspeção do Trabalho, dando relevo ao papel e às atividades de prevenção desenvolvidas em diversos contextos pela Organização Internacional do Trabalho e pela Autoridade para as Condições de Trabalho.

A sessão, que tem entrada livre, contará com a presença de Carlos Pereira, diretor de Serviços para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho, e Catarina Braga, do escritório da Organização Internacional do Trabalho em Lisboa. "Stress no trabalho: um desafio coletivo" é o tema das comemorações de 2016, que têm como objetivo sensibilizar para o impacto do stress nos locais de trabalho, nomeadamente ao nível das doenças e mortes relacionadas com o trabalho.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado desde 1996 como como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida no trabalho ou adquiriram doenças relacionadas com a sua atividade profissional.

Em Portugal, a Assembleia da República instituiu oficialmente, em 2001, o dia 28 de abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”. No âmbito das comemorações deste dia, o auditório do Instituto Ricardo Jorge recebe, dia 26 de abril (14:30), a conferência "Stress e bem-estar no contexto do trabalho", que será proferida por Maria José Chambel, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e moderada por Carlos Matias Dias, coordenador do Departamento de Epidemiologia.

Sessão Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

14:30h – Sessão de Abertura – Fernando de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge

14:45h - 100 anos de Inspeção do Trabalho - Carlos Pereira, Autoridade para as Condições do Trabalho

15:15h - Prevenção de Riscos Profissionais: com passado, pouco presente e futuro incerto - Mariana Neto, Instituto Ricardo Jorge;

15:45h - A OIT: uma perspetiva sobre segurança e saúde no trabalho - Catarina Braga, Officer in Charge, Organização Internacional do Trabalho Escritório de Lisboa

Moderador: José Maria Albuquerque, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge

Fonte: INSA (Noticia original

15 de April de 2016 às 06:46