Passados que estão 50 anos do Programa Nacional de Vacinação, comemora-se esta semana a Semana Europeia da Vacinação da Organização Mundial da Saúde – Região Europeia.
Em Portugal temos tido excelentes taxas de cobertura vacinal, pelo que, até agora, o nosso país tem estado protegido de surtos como os que têm surgido noutros locais da Europa e do Mundo.
Estes surtos surgem devido a algumas hesitações em relação à vacinação das crianças. O facto de hoje o contacto com as doenças evitáveis pela vacinação seja muito raro, faz com que a vacinação seja vítima do seu próprio sucesso. Em alguns países, registou-se uma redução do número de crianças vacinadas, o que conduziu ao reaparecimento de surtos de doenças consideradas quase eliminadas, como é o caso do sarampo. Como consequência, muitas crianças adoeceram, foram internadas com complicações graves e algumas morreram.
Entre os dias 20 e 25 de abril, celebra-se mais uma Semana Europeia da Vacinação, reforçando o firme compromisso de manter a população adequadamente vacinada e, deste modo, permitir uma Europa livre de doenças evitáveis pela vacinação.
Saiba mais aqui
Fonte: Direção-Geral da Saúde
(Foto: WHO Europe)
22 de April de 2015 às 17:54