A celebrar o seu 10º aniversário, o Gripenet decorre este ano pela primeira vez em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que é a entidade coordenadora do Sistema Nacional de Vigilância da Gripe. Este Sistema Nacional de Vigilância baseia-se em informação recolhida junto de diferentes redes de entidades de saúde:
- Médicos-Sentinela,
- Serviços de Urgência,
- Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe,
- Resistência a Antivirais,
- Internamento em Unidades de Cuidados Intensivos,
- Vigilância Diária de Mortalidade.
Baseado nos dados e informações gerados por estes componentes, o INSA elabora semanalmente um Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe.
A informação disponibilizada pelos cidadãos através do projecto Gripenet não concorre com a que é obtida pelos métodos de vigilância das entidades de saúde, a cargo do INSA. Tratam-se de metodologias e amostras diferentes, susceptíveis, isso sim, de se complementarem, para um melhor retrato da gripe em Portugal. Devido às suas características, o sistema Gripenet possibilita uma detecção precoce de eventuais anomalias, e uma captação de pessoas que recuperam da gripe sem recorrer aos serviços de saúde, com uma assinalável economia de recursos. Características potencialmente úteis em caso de uma eventual pandemia.
Ana Franco
27 de November de 2014 às 19:22