Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1875
Italy 5187
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2591
France 11948
Spain 1057
Ireland 262
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

Nova Iorque declara emergência por gripe

Nova Iorque declara emergência por gripe

O governador de Nova Iorque declarou o estado de emergência de saúde, de forma a canalizar mais recursos para combater os altos níveis de atividade gripal, incluindo uma ordem executiva que permite, temporariamente, aos farmacêuticos vacinar crianças e jovens menores de 18 anos.

O gabinete do governador Andrew Cuomo emitiu um comunicado, a 12 de Janeiro, em que se considera que a epidemia sazonal de gripe se está a revelar particularmente severa, com 19.128 casos registados, em comparação com 4.404, durante a temporada 2011/12. O New York State Department of Health (NYSDH) refere que se registaram 2.884 internamentos por gripe, com confirmação laboratorial, bem como duas mortes de crianças.

Cuomo disse que a gripe em Nova York é generalizada, com casos notificados em todos os 57 municípios e todos os cinco distritos da cidade. "Por isso, tenho orientado a minha administração, a Secretaria Estadual de Saúde e outros serviços para reunir todos os recursos necessários para resolver esta emergência de saúde pública e remover todas as barreiras para garantir que todos os Nova-iorquinos, crianças e adultos, tenham acesso às vacinas contra a gripe”.

A declaração de emergência em Nova Iorque segue-se à de 9 de Janeiro emitida em Boston , uma ação que também foi provocado por um surto de gripe. Em comunicado, o presidente da câmara de Boston, Thomas Menino, afirmou que "a atual estação é a pior desde 2009", alertando os habitantes da cidade para os perigos da doença. "As pessoas devem encarar esta ameaça de forma muito séria", frisou aquele responsável. A cidade de Boston registou desde 1 de Outubro de 2012 cerca de 700 casos de gripe, um número dez vezes superior aos valores registados na época anterior.
Na semana passada, 7,3% das mortes nos Estados Unidos foram causadas por pneumonia e gripe, informou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa). Os únicos Estados onde não se regista epidemia são a Califórnia, Havai e Mississippi. Dos 47 Estados com epidemia, 24 reportaram atividade gripal intensa.
Cerca de 76% dos casos de gripe da atual estação são atribuídos a uma variante do vírus Influenza que é muito semelhante a uma estirpe que provocou numerosos casos de gripe no território norte-americano entre 2003 e 2004.

O ritmo acelerado da atividade da gripe contrasta com a temporada passada, que teve um início tardio e um impacto leve.

17 de January de 2013 às 22:19