O governador de Nova Iorque declarou o estado de emergência de saúde, de forma a canalizar mais recursos para combater os altos níveis de atividade gripal, incluindo uma ordem executiva que permite, temporariamente, aos farmacêuticos vacinar crianças e jovens menores de 18 anos.
O gabinete do governador Andrew Cuomo emitiu um comunicado, a 12 de Janeiro, em que se considera que a epidemia sazonal de gripe se está a revelar particularmente severa, com 19.128 casos registados, em comparação com 4.404, durante a temporada 2011/12. O New York State Department of Health (NYSDH) refere que se registaram 2.884 internamentos por gripe, com confirmação laboratorial, bem como duas mortes de crianças.
Cuomo disse que a gripe em Nova York é generalizada, com casos notificados em todos os 57 municípios e todos os cinco distritos da cidade. "Por isso, tenho orientado a minha administração, a Secretaria Estadual de Saúde e outros serviços para reunir todos os recursos necessários para resolver esta emergência de saúde pública e remover todas as barreiras para garantir que todos os Nova-iorquinos, crianças e adultos, tenham acesso às vacinas contra a gripe”.
A declaração de emergência em Nova Iorque segue-se à de 9 de Janeiro emitida em Boston , uma ação que também foi provocado por um surto de gripe. Em comunicado, o presidente da câmara de Boston, Thomas Menino, afirmou que "a atual estação é a pior desde 2009", alertando os habitantes da cidade para os perigos da doença. "As pessoas devem encarar esta ameaça de forma muito séria", frisou aquele responsável. A cidade de Boston registou desde 1 de Outubro de 2012 cerca de 700 casos de gripe, um número dez vezes superior aos valores registados na época anterior.
Na semana passada, 7,3% das mortes nos Estados Unidos foram causadas por pneumonia e gripe, informou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa). Os únicos Estados onde não se regista epidemia são a Califórnia, Havai e Mississippi. Dos 47 Estados com epidemia, 24 reportaram atividade gripal intensa.
Cerca de 76% dos casos de gripe da atual estação são atribuídos a uma variante do vírus Influenza que é muito semelhante a uma estirpe que provocou numerosos casos de gripe no território norte-americano entre 2003 e 2004.
O ritmo acelerado da atividade da gripe contrasta com a temporada passada, que teve um início tardio e um impacto leve.
17 de January de 2013 às 22:19