Influenzanet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet

http://www.influenzanet.info/

Epiwork Logo
Developing the framework for an epidemic forecast infrastructure.
http://www.epiwork.eu/

The Seventh Framework Programme (FP7) bundles all research-related EU initiatives.

7th Framework Logo
Participating countries and volunteers:

The Netherlands 0
Belgium 0
Portugal 1877
Italy 5195
Great Britain 0
Sweden 0
Germany 0
Austria 0
Switzerland 2597
France 12202
Spain 1058
Ireland 262
InfluenzaNet is a system to monitor the activity of influenza-like-illness (ILI) with the aid of volunteers via the internet. It has been operational in The Netherlands and Belgium (since 2003), Portugal (since 2005) and Italy (since 2008), and the current objective is to implement InfluenzaNet in more European countries.

In contrast with the traditional system of sentinel networks of mainly primary care physicians coordinated by the European Influenza Surveillance Scheme (EISS), InfluenzaNet obtains its data directly from the population. This creates a fast and flexible monitoring system whose uniformity allows for direct comparison of ILI rates between countries.

Any resident of a country where InfluenzaNet is implemented can participate by completing an online application form, which contains various medical, geographic and behavioural questions. Participants are reminded weekly to report any symptoms they have experienced since their last visit. The incidence of ILI is determined on the basis of a uniform case definition.

Hide this information

Estados Unidos de novo em alerta para vírus de gripe suína

Estados Unidos de novo em alerta para vírus de gripe suína

Depois de uma pausa de vários meses, um vírus da gripe suína, que se tem vindo a transmitir esporadicamente de porcos para humanos, nos Estados Unidos, fez uma nova aparição.

As autoridades de saúde pública norte-americanas têm relatado uma nova infecção humana pelo vírus H3N2 de origem suína - oficialmente chamada H3N2v (para a variante) do vírus. O caso mais recente é o de uma jovem de Utah - a 13ª pessoa conhecida por ter sido infectada com este novo vírus, que foi detectado pela primeira vez em Julho passado.

Doze dos 13 casos foram crianças menores de 18 anos. A rapariga foi ao médico por causa de uma febre, no final de Março. Quando o teste se revelou positivo para a gripe, foi-lhe administrado um antiviral (oseltamivir) e recuperou da doença. Os membros da família e contactos próximos foram igualmente sujeitos a testes para despistar uma eventual infecção por gripe, mas todos se revelaram negativos.

Pensa-se que a jovem tenha sido infectada quando visitou uma fábrica de processamento de suínos na semana anterior, altura em que ficou doente, revelou Michael Jhung, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa).

Este é o primeiro caso registado no Utah, e o mais distante da região onde originalmente o vírus foi detectado. Os anteriores casos humanos foram relatados em Indiana, Pensilvânia, Maine, Iowa e Virgínia Ocidental. Em cerca de metade dos casos, as pessoas infectadas tiveram algum tipo de exposição a porcos. Mas o restantes não, o que fez o CDC admitir que teve lugar alguma disseminação pessoa-a-pessoa .

Utah não é um estado de grande produção de carne suína. Na verdade, ocupa o 27 º lugar na produção de suínos do país, de acordo com o Conselho Nacional de Produtores de carne suína dos EUA. Mas a unidade de processamento que a jovem visitou recebe porcos tratados de outros estados, revelou M. Jhung. Este caso de H3N2v é o primeiro registado desde Novembro.

Especialistas em gripe estão atentos a este vírus - que contém um gene do vírus da pandemia de H1N1 2009 - já que um dos seus genes (M), poderá ser o responsável por aumentar a capacidade do vírus de infectar pessoas.

 Ainda não está claro que tipo de ameaça este H3N2 suíno - um primo distante do vírus H3N2 humano - representa para as pessoas.

Na imagem:

Uma imagem de microscópio electrónico de varredura mostra o vírus da gripe H3N2v que já infectou 13 pessoas nos EUA desde Julho do ano passado. Créditos: Centros de Controle e Prevenção de Doenças / Canadian Press


15 de April de 2012 às 08:07